quinta-feira, 10 de maio de 2012

CADEIA ALIMENTAR

Existe mala específica de Cadeia Alimentar para trabalhar o tema em sala de aula. Para complementar abaixo uma dinâmica de dramatização. No site smart kids há um especial sobre Cadeia alimentar com jogos, passatempos, para colorir e multimídia - basta acessar: http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html


Material
  • Papel cartão, para confeccionar setas e símbolos que serão utilizadas para representar o fluxo e a perda de energia ao longo da cadeia alimentar;
  • Cartolina;
  • Lápis, borracha, tesoura, fita crepe;
  • Figuras (impressas ou desenhadas) de animais e plantas brasileiras, sendo necessário:um produtor (gramíneas), um consumidor primário (insetos ou outros invertebrados), consumidor secundário (aves, répteis, anfíbios), consumidor terciário, decompositores (fungos e bactérias), e uma figura do Sol, representando a energia luminosa.

Procedimento
A dinâmica consiste em uma dramatização de uma cadeia alimentar.
Cada aluno receberá figuras de um dos componentes da cadeia alimentar. Assim, haverá alunos que representarão plantas, outros lagartas, assim por diante. A distribuição das figuras dependerá do número de alunos na sala, devendo-se tentar respeitar as proporções de indivíduos em cada nível trófico, ou seja, deverá haver, por exemplo, maior número de produtores em comparação com o número de consumidores primários
(herbívoros), assim sucessivamente. 
O professor deverá organizar a sala, deixando o maior espaço livre possível, ou se houver possibilidade, a atividade deverá ser realizada no pátio da escola.
Os alunos serão distribuídos em filas paralelas de acordo com o nível trófico de forma que fiquem distantes para facilitar o deslocamento no momento da corrida.
Cada um dos alunos deverá correr atrás do seu alimento e tentar pegá-lo, lembrando que as plantas deverão permanecer imóveis. No momento em que ele conseguir pegar o alimento, ele deverá pegar uma ficha que representa seu alimento, colar no seu corpo.
Importante lembrar que, além do participante ter que se alimentar ele deverá tentar se livrar do seu predador durante o decorrer do jogo.
Será estabelecido um tempo de duração para a atividade, que deverá ser de no máximo 3 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário