sexta-feira, 4 de maio de 2012

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Existem muitas técnicas de separação de mistura e algumas delas até utilizamos no nosso dia-a-dia, mas para conhecermos todas elas precisamos saber um pouco mais da parte conceitual. Abaixo um pequeno resumo sobre misturas e suas técnicas de separação:


CONCEITO DE MISTURA
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades e características.
TIPOS DE MISTURAS
As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas.
Misturas Homogêneas
Misturas que possuem as mesmas propriedades em toda sua extensão. Não é possível notar superfície de separação entre seus componentes, mesmo que em nível microscópico. São misturas monofásicas (apenas uma fase de observação). Exemplo: Álcool + Água , Água + NaCl (sal de cozinha em pequena quantidade)
Misturas Heterogêneas
Misturas que possuem propriedades diferentes em sua extensão. Pode-se notar superfície de separação entre os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. São misturas polifásicas (mais de uma fase). Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa que a gasolina, ficando na parte inferior.
A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas heterogêneas: 
  1. Catação: Utilizada para separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos, manualmente ou usando uma pinça. Exemplo: Separar a pedra do feijão
  2. Peneiração: Separação de componentes de uma mistura constituída de dois ou mais sólidos com certa diferença de tamanho dos mesmos. Exemplo: Separar areia de cascalho.
  3. Ventilação: Utilizada na separação de um sólido do outro tendo-se um deles muito mais leve do que seu concorrente. Exemplo: Separação de cascas de arroz em máquinas de beneficiamento.
  4. Levigação: Separação de sólidos de densidades diferentes através de uma corrente de água. Exemplo: Separação de ouro em garimpos.
  5. Separação magnética: Quando uma das substância que se deseja separar é atraída por um imã. Exemplo: Separar alumínio do ferro.
  6. Flotação: Utiliza-se um líquido de densidade intermediária para separar sólidos de densidades diferentes. Exemplo: Areia de serragem.
  7. Dissolução Fracionada: Quando certo líquido tem a propriedade de dissolução de determinado sólido. Em seguida é utilizada a filtração ou destilação. Exemplo: sal de cozinha da areia.
  8. Filtração Simples: Separar um sólido de um líquido, por meio de uma superfície porosa. Também serve para separar sólido de um gás.
  9. Decantação: Quando tem-se líquidos de diferentes densidades ou sólido de um líquido. Sólido/líquido: deixa-se repousar para que o sólido acame e com cuidado transfere-se o líquido para outro recipiente. Método bem primitivo, mas que funciona muito bem, dependendo da precisão requerida. Líquido/líquido: O líquido mais denso concentra-se no fundo e é retirado também com cuidado.
  10. Centrifugação: Através de um movimento de rotação tem-se a deposição das partículas sólidas no fundo do recipiente podendo, assim, serem separadas do líquido. Podendo também ser utilizados com líquidos de densidades diferentes.
  11. Câmara de Poeira: Processo utilizado industrialmente para separar gases de sólidos. A mistura é forçada a passar por um tubo com barreira físicas onde os sólidos vão sendo depositados.
  A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas homogêneas: 
  1. Cristalização: Separação de dois componentes de uma mistura homogênea sólido-líquido. A mistura fica submetida, em recipiente aberto, à ação do calor. Ocorre a evaporação do líquido e a cristalização do sólido.
  2. Fusão Fracionada: Mistura homogênea sólido-sólido. À medida que a temperatura vai aumentando um componente se funde primeiro do que o outro permitindo a separação.
  3. Destilação Simples: Mistura homogênea sólido-líquido, como por exemplo água + sal de cozinha. A temperatura do sistema é elevada de maneira que o líquido sofre ebulição. O líquido é posteriormente condensado sendo posteriormente recuperado.
  4. Destilação Fracionada: Separação de misturas homogêneas de dois ou mais líquidos. Aquece-se o sistema. O primeiro líquido a ser destilado é o que possuí menor ponto de ebulição. Após isso a temperatura volta a elevar-se alcançando o ponto de ebulição do próximo líquido. Ocorrendo uma condensação dos líquidos evaporados. Exemplo: Água de Álcool.

Um comentário:

  1. Olá, Pessoal/ Professora.
    Gostaria de deixar minha sugestão para o conhecimento do equipamento Filtro Prensa.
    Excelente equipamento para separação de líquido/ sólido para processo industrial ou caseiro.
    Vou deixar meu site, tem muito material interessante.
    http://www.fanequipamentos.com.br/filtroprensa.html
    Grato.
    Fanequipamentos Filtro Prensa

    ResponderExcluir